Alguém já disse que você é um doce? Que significa dizer a uma pessoa que ela é um doce? Trata-se apenas
de uma comparação. Não quer dizer que a pessoa é enfeitada com chantili e cereja, quer dizer que a pessoa é amorosa, bondosa.
Algumas pessoas escreveram sobre a bíblia da mesma forma, dizendo com o que a Palavra de Deus era parecida. "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz, para s meus caminhos" (Salmos 119:105). Nesse versículo, a palavra de Deus é comparada com uma lâmpada, porque ela nos guia por onde devemos andar, ou o que devemos e não devemos fazer. Existem mais comparações feitas à Palavra de Deus.
"Não é a minha palavra fogo, diz o Senhor, e martelo que esmiúça a penha?" (Jeremias 23:29). Vemos ai dois objetos na qual a bíblia é comparada. A Bíblia é comparada com o fogo. Para que serve o fogo? Esquentar, cozinhar os alimentos, fazer um delicioso churrasco... Vocês sabiam que para purificar (limpar) o ouro é preciso levá-lo ao fogo? Quando o ouro é aquecido, é possível retirar dele toda impureza, qualquer cisquinho que pode prejudicar seu brilho e seu valor. O pecado é como o cisco que suja o coração. Mas a palavra de Deus é como fogo, pode limpar e purificar o nosso coração.
Quando você lê a Bíblia e aprende a praticar o que agrada a Deus, seu coração está sendo purificado pela palavra de Deus. É por isso que afirmamos que a palavra de Deus é como o fogo.
O outro objeto é o martelo. Para que serve o martelo? O versículo está dizendo que o martelo esmiúça a penha, ou seja, ele faz o rochedo (penha) virar pó. Você já viu alguém demolindo uma calçada, um muro? Geralmente, as pessoas usam um martelo para quebrá-los.
Deus, as vezes, usa a Palavra Dele para esmiuçar corações duros como pedra. Pessoas com o coração endurecido são orgulhosas, pensam que não precisam de Deus, nem de ninguém. Mas quando ouvem a palavra de Deus que diz: "... sem mim nada podeis fazer" (Jo 15:5), elas são reduzidas a pó e reconhecem que precisam Dele para tudo! Deus age assim, porque coração orgulhoso, de pedra não agrada a Ele. O coração que agrada ao Senhor é o coração humilde.
"... a semente é a palavra de Deus" (Lucas 8:11b), É interessante que se leia sobre a parábola do semeador (Lucas 8: 4-11). Na Bíblia há outras comparações relativas à Palavra de Deus. Estamos relatando apenas três. O último objeto mencionado aqui foi... a semente! Você sabe o que representa o solo onde a semente caiu? Ele representa o coração dos ouvintes da Bíblia.
Se você ouve a Palavra de Deus e obedece ao que ela ensina, o seu coração é como um terreno frutífero. A semente, que representa a Palavra de Deus, foi plantada nele e está crescendo, dando fruto. É claro que não sairão folhas pelas suas orelhas. Lembre-se isso é uma comparação! Usamos a comparação da semente e do fruto para explicar que você ouve e pratica o que aprendeu. Toda boa ação que você faz por obedecer à a Palavra é um fruto da semente da Palavra do Senhor que está no seu coração (Efésios 5:9).
Em Efésios 4:25 aprendemos que devemos falar somente a verdade! Como você pratica isso? Não mentindo e dizendo somente a verdade. Assim, as palavras verdadeiras que saem da sua boca serão como frutos da Palavra de Deus que você ouviu. Podemos agradar a Deus sendo ouvinte praticante da Sua Palavra.
Hoje conhecemos alguns elementos com os quais a Bíblia é comparada. Você deve conhecer a Palavra de Deus para que seu coração seja humilde, purificado e produza bons frutos, que são as atitudes que Deus espera de nós.
Ps.: Lição da classe dos Juniores na EBD desse domingo!