terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Combati o bom combate

Parafraseando com Paulo "Combati o bom combate". O apóstolo Paulo está chegando ao final de sua vida, olha para trás e faz um balanço de tudo o que se passou. Verifica que muita coisa havia sido feita, muitas almas ganhas para o Senhor, várias igrejas levantadas e a sã doutrina havia sido repartida com as igrejas. Neste texto, ele destaca alguns pontos importantes para nossas vidas. Em primeiro lugar, ele diz que: "combati". A idéia é de uma luta bem vivida e constante. Combateu pela causa de Cristo e gastou sua vida com isto. Ele havia combatido. Em momento algum vemos o apóstolo reclamando de seu combate na vida. Também não o vemos amarrando demônios em possíveis batalhas espirituais, mas pelo contrário, ele afirma em I Cor. 9:27 "Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado". Para Paulo e o autor do livro de Hebreus a vida cristã era igualada a uma corrida de longo alcance. Era necessário ter concentração, resistência e graça.
Em segundo lugar, fala sobre o "bom combate". Combateu o combate correto. Desgastou-se naquilo que valia a pena. Nem todo combate é bom combate. Aplicou suas energias na obra de Deus e esse mesmo Deus havia reservado para ele uma coroa de vitória. O que mais tenho visto em meu ministério é cristãos gastando energia naquilo que é improdutivo. Por exemplo, disputa entre irmãos, a busca por defender seu nome e imagem, etc. Estas e outras coisas somente nos fazem perder o alvo da obra de Deus neste mundo. A igreja foi colocada no mundo para anunciar a salvação em Cristo Jesus, nada mais do que isso. Como corolário dessa pregação do evangelho virá uma sociedade transformada, uma melhoria nas relações humanas etc. Vejo cristãos se desgastando na busca desenfreada por valores, posição social e reconhecimento e fazem disto seus alvos de oração. Um dos ensinamentos modernos que mais têm contaminado a igreja é o ensino sobre "semear sementes". Esta erva daninha tem estragado a lavoura de Deus, pois, muitos contribuem em busca de algo. Como se Deus fosse obrigado a fazer porque nós fizemos. Se temos de combater que combatamos o bom combate. Deus nunca se esquece daquilo que fazemos em Sua obra. Mas também disse: "acabei a carreira".
Deus tinha um plano na vida de Paulo e ele concluíra este plano. Não se desviara do alvo de sua vida. No caminho de Damasco Paulo teve uma experiência com Cristo e não perdeu de vista aquilo que lhe havia sido entregue. Que consciência do dever cumprido! Em nada havia sido negligente, mas em tudo trabalhara firmemente. Muitos ainda nem perceberam que Deus tem um plano em suas vidas. Que o Senhor espera algo deles. Vivem dia após dia lutando seus combates pessoais e buscando suas próprias carreiras, enquanto o que o Senhor planejou fica para trás. Falta-nos este senso de objetividade na vida. Saber que temos uma carreira a ser cumprida e que precisamos terminá-la ainda nesta vida. Que não nos arrependamos no final de nossas vidas, ao olharmos para traz e vermos que muito ficou por ser feito. Só temos está vida para cumprir aquilo que o Senhor traçou para nós. Esse é o bom combati.
Paulo conclui seu pensamento com a afirmativa: "guardei a fé". Apesar das lutas e desafios Paulo manteve a fé. Fé conforme disse Judas que uma vez foi entregue aos santos. Fé que expressa sua confiança em Cristo como uma doutrina sadia. Não precisamos sacrificar a Sã Doutrina porque passamos por lutas e provações. Serão a doutrina correta e a graça de Deus nossos sustentáculos durante os combates desta vida. Eles nos garantirão a vitória. Meu irmão apesar de tudo resta-nos o bom combate, resta-nos concluirmos a carreira e nunca abandonarmos a fé. Estou apenas fazendo uma pausa nessa linda e maravilhosa jornada que Deus nos confiou. Hoje, estou com 5.8, daqui a 03 anos, com 6.1, espero poder oferecer a todos um tempo com excelência. A VITÓRIA É PARA O QUE COMBATE O BOM COMBATE! COMBATI E CONTINUAREI COMBATENDO para honra e glória de Deus. O maior desafio da vida é descobrir quem você é. O segundo maior desafio é você ser feliz com o que descobriu amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.
Minha eterna gratidão a IV IGREJA BATISTA DO CENTENÁRIO EM CURADO I, por ter me consagrado há 27 anos. Vocês foram o maior seminário da minha vida. 
                                                                                   
                                                                                                                           Pr. Edmilson Monteiro

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Parabéns a você!

Parabenizamos a todos os membros da IV Igreja Batista do Centenário em Curado I, por esta data tão significativa. Temos a convicção de que igreja é "gente" e não uma instituição tão somente. Que uma igreja tem o fôlego da vida e não a inércia de uma suntuosa construção. Igreja é corpo. Igreja é vida. Uma definição teológica de igreja diria: "Igreja é o conjunto de pessoas salvas por Jesus Cristo que se reúnem periodicamente para adorar a Deus em comunhão".
No dia 19 de Setembro de 2013 queremos parabenizar a igreja, no sentido pessoal, você. Parabéns querido membro! Você não é a razão da existência da igreja. Você é a IV Igreja Batista do Centenário em Curado I. Nesta data festiva queremos nos permitir deixar de lado todos os nossos reveses e lembrar-lhe de todas as nossas conquistas nesses últimos 31 anos. E não somente lembrar-lhe, mas parabenizar-lhe por todas elas. Parabéns a todos que fazem a IV IBCC I!

domingo, 15 de setembro de 2013

Com que me pareço?

Alguém já disse que você é um doce? Que significa dizer a uma pessoa que ela é um doce? Trata-se apenas
de uma comparação. Não quer dizer que a pessoa é enfeitada com chantili e cereja, quer dizer que a pessoa é amorosa, bondosa.
Algumas pessoas escreveram sobre a bíblia da mesma forma, dizendo com o que a Palavra de Deus era parecida. "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz, para s meus caminhos" (Salmos 119:105). Nesse versículo, a palavra de Deus é comparada com uma lâmpada, porque ela nos guia por onde devemos andar, ou o que devemos e não devemos fazer. Existem mais comparações feitas à Palavra de Deus. 

"Não é a minha palavra fogo, diz o Senhor, e martelo que esmiúça a penha?" (Jeremias 23:29). Vemos ai dois objetos na qual a bíblia é comparada. A Bíblia é comparada com o fogo. Para que serve o fogo? Esquentar, cozinhar os alimentos, fazer um delicioso churrasco... Vocês sabiam que para purificar (limpar) o ouro é preciso levá-lo ao fogo? Quando o ouro é aquecido, é possível retirar dele toda impureza, qualquer cisquinho que pode prejudicar seu brilho e seu valor. O pecado é como o cisco que suja o coração. Mas a palavra de Deus é como fogo, pode limpar e purificar o nosso coração. 
Quando você lê a Bíblia e aprende a praticar o que agrada a Deus, seu coração está sendo purificado pela palavra de Deus. É por isso que afirmamos que a palavra de Deus é como o fogo.
O outro objeto é o martelo. Para que serve o martelo? O versículo está dizendo que o martelo esmiúça a penha, ou seja, ele faz o rochedo (penha) virar pó. Você já viu alguém demolindo uma calçada, um muro? Geralmente, as pessoas usam um martelo para quebrá-los.
Deus, as vezes, usa a Palavra Dele para esmiuçar corações duros como pedra. Pessoas com o coração endurecido são orgulhosas, pensam que não precisam de Deus, nem de ninguém. Mas quando ouvem a palavra de Deus que diz: "... sem mim nada podeis fazer" (Jo 15:5), elas são reduzidas a pó e reconhecem que precisam Dele para tudo! Deus age assim, porque coração orgulhoso, de pedra não agrada a Ele. O coração que agrada ao Senhor é o coração humilde.

"... a semente é a palavra de Deus" (Lucas 8:11b), É interessante que se leia sobre a parábola do semeador (Lucas 8: 4-11). Na Bíblia há outras comparações relativas à Palavra de Deus. Estamos relatando apenas três. O último objeto mencionado aqui foi... a semente! Você sabe o que representa o solo onde a semente caiu? Ele representa o coração dos ouvintes da Bíblia.
Se você ouve a Palavra de Deus e obedece ao que ela ensina, o seu coração é como um terreno frutífero. A semente, que representa a Palavra de Deus, foi plantada nele e está crescendo, dando fruto. É claro que não sairão folhas pelas suas orelhas. Lembre-se isso é uma comparação! Usamos a comparação da semente e do fruto para explicar que você ouve e pratica o que aprendeu. Toda boa ação que você faz por obedecer à a Palavra é um fruto da semente da Palavra do Senhor que está no seu coração (Efésios 5:9).
Em Efésios 4:25 aprendemos que devemos falar somente a verdade! Como você pratica isso? Não mentindo e dizendo somente a verdade. Assim, as palavras verdadeiras que saem da sua boca serão como frutos da Palavra de Deus que você ouviu. Podemos agradar a Deus sendo ouvinte praticante da Sua Palavra.
Hoje conhecemos alguns elementos com os quais a Bíblia é comparada. Você deve conhecer a Palavra de Deus para que seu coração seja humilde, purificado e produza bons frutos, que são as atitudes que Deus espera de nós.

Ps.: Lição da classe dos Juniores na EBD desse domingo!

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Bem vindos!!!

“A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco.” (1 Tessalonicenses 5:28)  


É com muita alegria que nós da IV Igreja Batista do Centenário no Curado I, apresentamos esse blog, esperamos que vocês sintam-se a vontade nesse cantinho, criado com único intuito de engrandecer ao nome do Senhor e torná-lo conhecido cada vez mais.
Este blog é um espaço reflexivo para a publicação de notícias, eventos, cultos, divulgação, dicas e comentários sobre nosso dia a dia, como igreja e corpo de Cristo que somos.
O leitor encontrará aqui vários assuntos relacionados a seu interesse, tendo como eixo condutor a qualidade reflexiva bíblica que caracteriza nossa conduta de fé e prática. O blog é uma proposta de unir mais a nossa igreja conectando-se através da internet, sem perder a prática de amor, respeito e unidade que agrada ao Senhor.
Esse espaço é nosso, então prestigie esse cantinho preparado com amor, cuidando, orando, divulgando, dando dicas... 

“Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”
(Filipenses 3:13-14)


Equipe de Comunicação